5 de Janeiro de 2017 Thora Torresani

10 erros letais que os investidores de imóveis cometem

A atual crise econômica influenciou o mercado imobiliário e trouxe com ela novas oportunidades de negócio: os preços caíram ou se mantiveram estáveis, as condições de pagamento se tornaram mais flexíveis e há um bom volume de produtos disponíveis. Com isso, investir em imóveis se torna uma ideia cada vez mais atraente, mas, como tudo o que envolve dinheiro, há um caminho certo e um caminho errado.

A Bankrate listou os 10 principais erros que os investidores de imóveis cometem. Armadilhas que podem, inclusive, ser letais. São eles:

1. Falta de planejamento
Este é um dos erros mais cometidos pelos investidores, principalmente iniciantes e inexperientes. Nunca compre um imóvel sem antes saber o que você irá fazer com ele. Primeiro faça um planejamento detalhado, pense a longo prazo, pesquise opções, converse com especialistas e só então parta para o contrato. Neste post trouxemos dicas valiosas com 5 atitudes de todo investidor imobiliário de sucesso.

 
2. Achar que vai ganhar dinheiro rápido
Comprar um imóvel para alugar ou para vender no futuro é um investimento de baixo risco e de longo prazo. Por este mesmo motivo é preciso paciência para obter o retorno desejado.

 
3. Bancar o MacGyver
A menos que você seja um investidor experiente, investir em imóveis sem a ajuda de outros profissionais pode ser perigoso! Monte o seu time com pelo menos um consultor imobiliário, um avaliador, um advogado e um credor, tanto para a compra quanto para a venda de um imóvel.

 
4. Investir mais do que recebe
Outro motivo que leva os investidores ao fracasso é comprometer demais a sua renda na compra de um imóvel. O ideal é que o financiamento não ultrapasse 30% da renda mensal, do contrário, corre-se o risco de tornar-se insustentável.

 
5. Não fazer o dever de casa
Depois de planejar, analisar opções e fechar negócio, muitos investidores deixam de acompanhar o investimento. Eles não fazem manutenções, não estudam o mercado, não se atualizam. Simplesmente largam a casa ou o apartamento na imobiliária e esperam que a corretora faça todo o serviço. Mas não é bem assim. Se você quer ser um investidor de sucesso neste ramo precisa estar informado, atento as novidades do mercado, agendar reuniões mensais com o seu time para buscar melhorias e caminhar lado a lado.

 

6. Não ter agilidade
Investidores novatos podem fechar negócio sem muita pesquisa e sem formar um time completo. Mais para frente, quando o imóvel precisar de acompanhamento, isto poderá se tornar um problema e seu tempo de resposta será muito mais lento.

 
7. Investir em uma única opção
Se você está trabalhando com um único imóvel e este é o seu único tipo de investimento, você está fazendo transações e não negócios. Você precisa de um volume suficiente de investimentos para avaliá-los, compará-los,  eliminar as opções que não são tão boas e prosperar com aquelas que dão mais retorno. Faça o seu dinheiro trabalhar por você.

 
8. Interpretar mal o fluxo de caixa.
Se a sua estratégia é comprar, manter e alugar imóveis, você precisa de um fluxo de caixa que seja suficiente para cobrir as manutenções. Avalie também as taxas cobradas pelas consultoras, os impostos, o seguro, custos com divulgação, condomínio, reformas…

 
9. Ter apenas um plano
Muitos investidores adquirem um imóvel sem ter um plano B, um plano C ou até um plano D. Você precisa de duas ou mais maneiras de sair de qualquer negócio se, porventura, ele deixar de ser vantajoso em algum momento.

 
10. Expectativas erradas
Com uma equipe de profissionais ao seu lado e com um bom planejamento, as chances do seu investimento não corresponder as suas expectativas são bem menores. Como dissemos no item 5, não deixe de fazer a lição de casa: estude, pesquise e busque a opinião de outras pessoas do ramo.

 
A Thora Torresani possui um novo empreendimento no Saguaçu, um bairro nobre em Joinville. São apartamentos de alto padrão, a partir de 146m² com 2 ou 3 suítes e 2 ou 3 vagas de garagem. O edifício, chamado de Costa da Bretanha, possui apenas 8 unidades e as obras já foram iniciadas.  Clique aqui e veja mais detalhes. Se você está pensando em investir num imóvel, vale a pena conversar com nossos consultores: (47) 3481-5555.

Comentários

comentários

Tagged: , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.

Pin It on Pinterest