15 de agosto de 2016 Thora Torresani

A história do La Jument, o farol francês mais famoso do mundo

O Edifício Costa da Bretanha, empreendimento que lançamos no mês passado, foi inspirado na costa noroeste francesa, onde fica o Mar Iroise e uma série de faróis. Eles foram construídos para guiar os marinheiros pelas ondas gigantescas que ali se formam. O mais famoso deles é o La Jument, construído entre 1904 e 1911 há 2 kilômetros da ilha de Ousseant.

A imagem mais conhecida deste farol foi capturada pelo fotógrafo Jean Guichard em 1989 e registra o exato momento em que uma onda gigantesca o acerta em cheio. Na porta, está o faloeiro Theophile Malgorn que, ao escutar um trovejar seco (o impacto da onda contra a frente do farol), entrou rapidamente. Estava vivo por um milagre. A ação completa durou apenas alguns segundos, o suficiente para Guichard, que estava sobrevoando a área, disparar seguidamente a sua câmera e registrar este incrível momento!

farol-la-jument-costa-da-bretanha-frança

Uma das fotografias mais famosas do La Jument, registrada pelo fotógrafo Jean Guichard, em 1989.

Nove fotografias ficaram impressas no filme e o tornaram Jean Guichard um fotógrafo mundialmente famoso. Em 1990 ele recebeu o segundo lugar no World Press Photo – o primeiro lugar foi para Charles Cole e sua impactante fotografia do manifestante chinês que enfrentou tanques de guerra na praça Tianammen, em Beijing, China, em 1989.

 

Embora o La Jument tenha ficado mundialmente conhecido, Malgorn não ficou muito contente. Dizem que ele ficou muito irritado com aquele momento, pois o colocaram em perigo por um motivo comercial. Ele só abriu a porta para ver o que estava acontecendo pois ouviu o som do helicóptero se aproximando. Mas, pouco tempo depois, o fotógrafo Jean Guichard o visitou e lhe deu de presente uma das fotos do “momento decisivo” autografada. Hoje o La Jument é um farol automático e Theophile trabalha no farol de Creac’h, também em Ouessant.

(Fonte da história: El País)

 

Inspirados por esta história de aventura, lhe convidamos para conhecer um empreendimento sem igual em Joinville – e longe de mares tempestuosos, rs! O Ed. Costa da Bretanha será construído no bairro Saguaçú e possui apenas 8 unidades: 6 apartamentos com 146m² e duas coberturas com 160m² cada. Explore o mundo lá fora, viva experiências incríveis! Quando você voltar para casa, todo o conforto e privacidade que você precisa estarão à sua espera.

Comentários

comentários

Tagged: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.

Pin It on Pinterest