14 de novembro de 2017 Thora Torresani

Home office: vantagens e desvantagem de trabalhar em casa

O setor de prestação de serviços cresce em Joinville, assim como uma nova modalidade de trabalho: o home office. Você está preparado para trabalhar em casa?

 

Joinville é o maior polo industrial de Santa Catarina. As principais atividades que encontramos por aqui estão relacionadas à fundição, fabricação de eletrodomésticos e produtos de materiais plásticos, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Estado da Fazenda.

 

Mas, a produção de bens materiais não é a única que colabora com a potente economia da cidade. O setor terciário, que corresponde ao comércio e à prestação de serviços, acompanha o ritmo. Junto à eles, temos um novo modelo de trabalho: o home office. Mas, será que trabalhar em casa é mesmo para todo mundo?

 

A princípio ter um escritório ou até mesmo um pequeno negócio em casa parece uma boa ideia. Você não gasta com o aluguel de um espaço e também não perde tempo no trânsito. Contudo, trabalhar em casa pode se tornar desgastante e até mesmo piorar a sua qualidade de vida, em vez de melhorá-la. Confira, a seguir, as principais vantagens e desvantagens de trabalhar home office.

 

vantagens-e-desvantagens-de-trabalhar-home-office

 

VANTAGENS

1. Mais comodidade

Muitas pessoas preferem trabalhar em casa para fugir do trânsito, afinal, o tempo gasto no trajeto de casa para o trabalho poderia ser investido em algo mais produtivo, não é mesmo?

 

As empresas também já perceberam o quanto essa rotina pode ser estressante para seus colaboradores. A solução? Permitir com que uma parte das tarefas seja realizada em casa, alguns dias da semana.

 

2. Mais tempo para você

Depois de um longo dia de trabalho e mais umas boas horas no trânsito, talvez, tudo o que você queira fazer é se jogar no sofá ao chegar em casa. Sobra pouco tempo para fazer o que gosta e, até mesmo, pouco tempo para se dedicar à sua família e amigos.

 

Uma das vantagens de quem trabalha home office é a flexbilização de horários. Se a sua agenda permitir, você poderá, por exemplo, trabalhar durante o período da manhã e ter a tarde livre para visitar os seus filhos ou ir ao cinema. Contudo, vale lembrar: nesse caso disciplina é fundamental para garantir que a sua pauta esteja sempre em dia.

 

3. Menos gastos

Trabalhando em casa você reduzirá seus custos com transporte, combustível, alimentação e até mesmo com aluguel, como é o caso de pequenos negócios que necessitam de espaço físico.

 

4. Mais conforto

Já imaginou ter um local de trabalho com a sua personalidade? Uma das principais vantagens do home office é ter ambiente com o layout, os móveis e a decoração que você quiser. Pode parecer um detalhe bobo, mas não é! Sabe por quê?

 

5. Mais produtividade e criatividade

Um espaço que traduz a sua personalidade é um convite a criatividade. Ter tudo o que você precisa ao seu alcance torna o seu dia a dia muito mais prático, influenciando na sua produtividade.

 

vantagens-de-trabalhar-em-casa

 

6. Menos interferências externas

Dependendo da atividade que você realiza, interferências externas como conversas entre colegas podem atrapalhar. Ter o seu chefe ou empregador o tempo todo ao redor da sua mesa, pressionando, também pode ser uma influência negativa. Ao trabalhar em casa esses dilemas simplesmente deixam de existir, pois as suas atividades passam a ser orientadas por metas. Não importa em que horário ou como a sua tarefa será realizada, o que importa é que ela será cumprida no prazo estabelecido. Com mais liberdade e autonomia, você pode, inclusive, trazer melhores resultados.

 

7. Mais disciplina

O home office traz consigo um grande exercício de autoconhecimento profissional: com o passar do tempo, você descobrirá o seu próprio ritmo, os horários mais produtivos, além de desenvolver as suas próprias metodologias, pois terá mais tempo livre para dedicar-se aos estudos. Como consequência, você se tornará mais disciplinado… ou não.

 

Man Writing Document Dinning Table Concept

 

DESVANTAGENS

1. Falta de foco e desorganização

Começamos o post com a pergunta: “trabalhar em casa é para todo mundo?”. A resposta é não! Se você se distrai com facilidade e tem dificuldade em definir prioridades, talvez o home office não seja uma boa opção.

 

2. Dificuldade em separar momentos

Se você faz o tipo workaholic, provavelmente tem dificuldade em separar as horas de trabalho com as horas de descanso, um problema que pode acentuar com o home office.

 

apartamento-com-home-office-escritorio-na-planta

 

3. Falta de tempo

Ao desperdiçar menos tempo no trânsito, você terá mais tempo livre para se dedicar à outras atividades, inclusive cair na tentação de aceitar mais projetos para ganhar mais dinheiro. O resultado? Você, novamente exausto, jogado no sofá.

 

4. Prazos fora da realidade

Você saberia nos dizer quanto tempo você leva para responder seus e-mails pela manhã? A auto disciplina envolve ter consciência do tempo necessário para realizar todas as atividades que estão na sua pauta. Sem essa base, você corre o risco de trabalhar com prazos fora da realidade e não cumprir com as metas desejadas.

 

trabalhando-em-casa-apartamento-com-home-office

 

Aparentemente, o home office oferece mais vantagens do que desvantagens. Mas, antes de montar o seu escritório em casa, reflita sobre o seu perfil profissional. Para aqueles que já tem certeza do que querem, apresentamos o Edifício Costa da Bretanha, o único na região do Saguaçu com 12 opções diferentes de plantas: inclusive com opções home office. Prático, não?

 

Ligue agora para nossa equipe comercial ou entre em contato pelo whatsapp e peça mais informações: (47) 9979-1625.

Agora, conta para a gente: você trabalha home office ou em uma empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários.

 

 

Comentários

comentários

Tagged: , , , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.