15 de setembro de 2017 Thora Torresani

O que avaliar ao visitar um apartamento

Antes de comprar um novo imóvel não se esqueça de compará-lo com outros imóveis semelhantes no mercado. Só assim você terá a certeza de um bom negócio. Veja o que avaliar ao visitar um apartamento.

 

A crise imobiliária de 2015 resultou em uma grande quantidade de ofertas de casas e apartamentos à venda. De coberturas extravagantes à pequenos studios, é possível encontrar no mercado uma boa variedade de imóveis a preços atrativos, além de condições de financiamento facilitadas.

 

Com o reaquecimeto da economia, o cenário imobiliário tende a acompanhar o ritmo, sendo assim, o melhor momento para adquirir um novo imóvel é agora.

 

Porém, com tantas opções no mercado, muitos consumidores se sentem confusos e divididos: “será que estou fazendo a melhor escolha? será que esse é o apartamento ideal para mim?”

 

Para que não restem mais dúvidas, listamos a seguir 12 pontos que você deve avaliar antes de fechar qualquer negócio. Ao final do post, você encontrará um material exclusivo para download: uma ficha de visitação. Imprima quantas quiser e preencha uma para cada empreendimento que você visitar. Esta é uma ótima ferramenta para comparar imóveis e decidir qual é a melhor opção.

 

o-que-avaliar-antes-de-comprar-apartamento

 

1. Localização

O empreendimento está localizado próximo ao seu trabalho ou local de estudo? Quanto tempo você levará para chegar aos principais pontos da cidade?

 

2. Área privativa e distribuição dos cômodos

Qual é o tamanho do apartamento? Como é a distribuição dos cômodos? O layout facilita a circulação de pessoas? O espaço disponível comporta todos os seus pertences? São necessárias reformas e/ou adaptações nas plantas?

 

3. Iluminação e circulação de ar

O imóvel é bem iluminado e arejado? Em que período do dia a luz do sol entra no apartamento? Como é a distribuição das janelas e portas?

 

4. Áreas comuns e infraestrutura

O condomínio oferece áreas de uso comum como salão de festas, piscina, academia e outros? Estão mobiliados e decorados? Esses itens são importantes para você? O quanto eles influenciam no valor total final do condomínio?

 

5. Vagas de garagem

Você e sua família possuem quantos veículos? Quantas vagas na garagem o empreendimento oferece por apartamento?

 

6. Privacidade

O empreendimento possui mais de uma torre? São quantos andares? E quantos apartamentos por andar? Há outros edifícios em seu entorno?

 

7. Vizinhança

Como são seus futuros vizinhos? O que você encontra ao redor do empreendimento? A região é tranquila e silenciosa ou agitada? Que facilidades você encontra nas proximidades?

 

8. Acabamentos

No caso de apartamentos na planta, a construtora entregará as unidades com algum tipo de acabamento nas paredes, no piso e no teto? Qual será o acabamento das janelas e portas? E nas “áreas molhadas” (cozinha, banheiro e área de serviço)? O apartamento conta com água quente e estrutura adequada para instalação de ar condicionado? Possui tratamento térmico e acústico?

 

9. Tempo de uso

Há quanto tempo o imóvel foi construído? Você será o primeiro dono? No caso de imóveis na planta, qual é a previsão de entrega?

 

10. Condições de pagamento

Quais são as condições de pagamento ofertadas pela construtora? A compra será feita por intermédio de uma corretora imobiliária? Qual será o custo mensal das parcelas? E o valor das taxas?

 

11. Documentação

Quais são os documentos necessários para a compra do imóvel? O registro de incorporação está ok? E a escritura?

 

12. Reputação da construtora

Há quanto tempo a construtora atua no mercado? Quantos empreendimentos já foram entregues por ela? As entregas foram realizadas dentro do prazo?

 

Estes são apenas alguns dos questionamentos que devem ser respondidos ao agendar uma reunião com o vendedor. Lembre-se também de visitar o imóvel pessoalmente e acompanhar a evolução da obra, se for o caso.

 

Liste, também, outros itens que você considera importantes na avaliação e converse, sem pressa, com seus amigos e familiares sobre o assunto. A compra de um apartamento nunca deve ser feita por impulso.

 

Se você está buscando pelo imóvel dos seus sonhos, aproveite para conhecer o Edifício Costa da Bretanha, localizado no Saguaçu, um dos melhores bairros para morar em Joinville.

 

Para facilitar a avaliação e a escolha do seu futuro lar, criamos uma ficha de avaliação, onde você poderá anotar todos os itens que chamarem a sua atenção ao visitar um apartamento à venda.  Aproveite!

 

Clique para fazer o download gratuito.

Comentários

comentários

Tagged: , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.

Pin It on Pinterest