6 de Abril de 2017 Thora Torresani

O que você vai fazer na sua aposentadoria?

O tempo passa tão rápido que, quando vemos, nossos filhos já não moram mais conosco e nossos netos já estão na escola. A melhor idade se aproxima sem avisar, portanto, você precisa planejar a sua aposentadoria para desfrutar tudo o que você tem direito.

 

Quem se aposenta nem sempre quer ficar parado. Por isso, listamos algumas ideias para você ter uma vida ainda mais produtiva, mesmo depois dos 60.

 

1. Passe todo o seu conhecimento e a sua experiência adiante

Se você se dedicou muitos anos numa mesma atividade, provavelmente você tem um currículo invejável! Então, por que não transmitir tudo o que você sabe para outras pessoas? Você pode compartilhar seu conhecimento com a sua comunidade participando de ações voluntárias, ou até mesmo transformar isso em um novo negócio, oferecendo custos para profissionais em início de carreira, por exemplo.

 

Compartilhe todo o conhecimento e a experiência que você acumulou estes anos para os mais novos.

Compartilhe todo o seu conhecimento e a experiência com os mais novos.

 

2. Adquiria ainda mais conhecimento

Além de transferir sua experiência para outras pessoas, você pode aproveitar o seu tempo para aprender ainda mais, afinal, “conhecimento é poder”. Você pode aprofundar seu conhecimento em alguma área que você já domina ou explorar uma área totalmente nova, algo que você sempre teve curiosidade. Já pensou em se inscrever como aluno ouvinte num curso de pós-graduação? Ou, quem sabe, aprender um novo idioma?

 

3. Viajar pelo mundo

Enquanto você aprende uma língua nova, que tal organizar viagens para conhecer diferentes partes do mundo? No Google Voos você consegue se cadastrar para receber e-mails com notificações de passagens em promoção. Se viajar para o exterior não está dentro do seu orçamento, você pode explorar destinos brasileiros. Em quantos estados do nosso país você já esteve? E em quantos municípios? Existem 5.570 cidades no Brasil esperando para serem descobertas.

aposentadoria-viaje-pelo-mundo

Acumule novas experiências: o mundo está a sua espera!

 

4. Abrir o próprio negócio (ou um novo)

Pode ser que você tenha passado boa parte da vida trabalhando como funcionário – ou pode ser que você tenha dedicado vários anos num mesmo negócio. Aproveite a melhor idade para conquistar novos desafios! O fundador da Villa Francioni, por exemplo, fundou a vinícola aos 66 anos. Veja 6 ideias de negócios para aposentados com perfil empreendedor.

 

5. Se tornar um investidor

Ao longo da sua carreira, provavelmente você já contribuiu com o INSS e apostou em outras fontes de rendimento. Para que o seu dinheiro continue trabalhando por você, diversifique seus investimentos. Se o seu perfil é conservador, investir no Tesouro Direto ou investir em imóveis pode ser uma boa opção. Mas antes, saiba quais são os 10 erros letais que os investidores de imóveis cometem para fazer diferente.

 

6. Trocar a casa por um apartamento

Joinville é uma cidade tipicamente horizontal. Boa parte da população mora em casas, mas muitos joinvillenses estão migrando para os apartamentos, principalmente os aposentados. O motivo? Estes imóveis são mais seguros, práticos e até mesmo econômicos, se comparados com algumas casas. Na sua opinião, o que é melhor? Morar numa casa ou num apartamento?

 

  7. Concluir antigos projetos

Lembra aquele livro que você começou a escrever, porém, nunca terminou? Agora é a hora de tirá-lo da gaveta e concluir os capítulos que faltavam! Quando os filhos ainda moram conosco e quando o trabalho nos dá pouca folga, é comum que os projetos pessoais fiquem de lado. Mas agora você é dono do seu próprio espaço e do seu próprio tempo. Não espere para expressar sua criatividade e colocar em prática o que lhe dá prazer.

 

aproveitando-a-aposentadoria

Tire os projetos da gaveta! Aproveite sua aposentadoria para expressar suas paixões.

 

8. Praticar atividades físicas

A gente sabe que, com o passar do tempo, nosso corpo vai se transformando. Já não temos a mesma condição física de quando éramos jovens – ainda assim, isso não é motivo para ficar parado! Joinville tem 36 academias da Melhor Idade espalhas pela cidade, inclusive no bairro Saguaçu.

 

9. Relaxar a mente

Quando exercitamos o nosso corpo liberamos hormônios que induzem ao relaxamento. Viajar e conhecer lugares e pessoas novas também é outra ótima maneira de renovar as energias, assim como dedicar-se, com paixão, a um novo projeto. Existem, ainda, outra maneiras de relaxar a mente e conectar-se consigo mesmo, como a meditação e a atenção plena, você já ouviu falar?

 

como-aproveitar-a-aposentadoria

Relaxe e pratique a atenção plena. Desfrute cada detalhe, cada momento da vida.

 

Quando alcançamos a melhor idade, temos uma grande vantagem, que nos permite realizar várias atividades simultaneamente: tempo de sobra para focar no que realmente interessa.

Aproveite, então, para colecionar momentos especiais com a sua família, para desenvolver novas habilidades e para se concentrar na pessoa mais importante da sua vida: você.

 

As dicas acima são apenas uma pequena ideia de como desfrutar a idade de ouro. E você? Como pretende aproveitar a sua aposentadoria?

 

aposentadoria-como-aproveitar-a-melhor-idade

Como você pretende aproveitar a melhor idade?

 

Comentários

comentários

Tagged: , , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.

Pin It on Pinterest