4 de setembro de 2017 Thora Torresani

Tendências de arquitetura: a laje nervurada

O estilo industrial ganha cada vez mais adeptos. Aqui, elementos que antes eram escondidos, se transforam em itens de desejo. Inspire-se nestas ideias!

 

Ao desenhar as linhas do Edifício Costa da Bretanha, a arquiteta Valéria Andreatta se inspirou nas principais características da arquitetura moderna, entre elas, o concreto aparente. Essa referência é fortemente percebida na laje dos apartamentos, coberta com uma estrutura nervurada, também conhecida como “cubeta“.

 

Por muito tempo, as construtoras utilizaram estas lajes em grandes espaços que não necessitam de acabamentos rebuscados, como no caso de estacionamentos comerciais, por exemplo. Porém, nos últimos anos, isso mudou.

 

O design industrial é um estilo criado em Nova Iorque, concebido a partir da utilização de galpões como escritórios, estúdios e até mesmo residências. A principal característica dessa tendência é que os elementos básicos da construção, antes escondidos, passam a ser os protagonistas da decoração.

 

Nisso, a laje nervurada é um dos principais itens que compõem o design de interiores contemporâneo, trazendo não apenas mais personalidade ao ambiente, como também maior conforto térmico e acústico. Por ser uma estrutura sólida e resistente, a laje nervurada corre menos risco de corrosão precoce. Sendo assim, as cubetas são, sem sombra de dúvidas, uma excelente opção de acabamento.

 

No Edifício Costa da Bretanha, os moradores podem optar por receber os seus futuros lares com as lajes nervuradas ou, se desejar, com outro tipo de acabamento no teto. Selecionamos algumas ideias que encontramos nos principais portais de arquitetura, decoração e design de interiores para lhe inspirar. Assim, você consegue visualizar melhor como seria o seu novo apartamento de acordo com essa tendência.

 

laje-nervurada-cubeta-sala-de-estar-inspiração

 

Combinada com elementos rústicos, como a madeira, o couro e tecidos de algodão, a coloração natural da laje nervurada ganha vida. As canaletas metálicas para a passagem dos fios de iluminação reforçam a personalidade do ambiente.

 

laje-nervurada-sala-de-estar

laje-nervurada-ambientes-abertos

 
As cubetas também são uma ótima pedida para ambientes abertos, trazendo leveza e frescor, uma vez que favorecem a circulação de ar. Vale contrastá-las com pisos cerâmicos claros, ressaltando, assim, as cores do seu jardim.

 

home-office-cubetas-design-industrial-apartamento

cozinha-laje-nervurada

quarto-laje-nervurada-design-industrial-referencias

Para um visual minimalista, opte por um piso laminado de madeira clara, móveis geométricos e combinações monocromáticas. Mas, se você prefere ambientes mais descontraídos, invista em móveis e eletrodomésticos coloridos. O que nós mais gostamos do design industrial é aquele permite diferentes combinações: você pode criar desde um ambiente mais sóbrio à um ambiente mais extrovertido, todos com muita personalidade.

 

home-office-cubetas-design-industrial-apartamento

laje-nervurada-tendencia-decoração-design-industrial-ideias-apartamento

 

Gostou do que viu por aqui? Então venha conhecer pessoalmente o Edifício Costa da Bretanha. Agende uma visita e descubra todas as vantagens que só um empreendimento da Thora Torresani tem para lhe oferecer.

 

(Imagens: Casa Abril e Casa Vogue)

Comentários

comentários

Tagged: , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.

Pin It on Pinterest