6 de janeiro de 2020 Thora Torresani

Dicas para comprar um apartamento: Fique de olho nesses 6 pontos

Muitas pessoas compram um imóvel apenas uma vez na vida, seja para morar ou investir. Esse momento une dois sentimentos: expectativa e insegurança, devido à falta de experiência.  Investir em um empreendimento exige cuidados, pesquisa, responsabilidade e análise financeira. O consumidor precisa tomar todos os cuidados possíveis antes e após a compra de um imóvel. Por esse motivo, separamos algumas dicas para comprar um apartamento, a fim de auxiliar o consumidor neste processo.  

 

Defina o tipo de imóvel que você pretende comprar

 

Antes de ir às compras, decida a região onde quer morar e o tipo de imóvel que pretende adquirir: usado, novo ou na planta.  Pense nas características que você deseja: número de vagas de garagem, com ou sem varanda, e se possui alguma área de lazer. Analise, principalmente, quanto pretende e pode gastar com a compra do imóvel.

 

Visite e avalie o imóvel

 

Não deixe de visitar o imóvel para ter sua própria opinião e poder avaliar pontos importantes que só você é capaz. Na hora da visitação atente-se ao tamanho da área privativa, à distribuição dos cômodos e se há flexibilidade para alterações.

Aproveite e analise a infraestrutura disponível na região e os serviços oferecidos. Frequente o local do empreendimento durante o dia e à noite, assim, é possível observar como funciona melhor a região. Visite os apartamentos decorados e veja o que a planta tem a oferecer. Além disso, converse com consultores para contar com a informação de especialistas e ter outras perspectiva.

 

Veja o que avaliar ao visitar um apartamento à venda.

 

Faça um planejamento financeiro

 

A compra de um imóvel é um investimento alto e às vezes será necessário fazer o corte de alguns gastos. Por esse motivo, uma das dicas mais valiosas para comprar um apartamento é o planejamento financeiro. Verifique  suas economias e se há bens que podem ser revertidos como capital para a aquisição do imóvel. Faça as contas e estabeleça como será feito o pagamento, simule um empréstimo, pense no financiamento, ou se pretende usar recursos do FGTS. 

 

Conheça e compare as opções de financiamento bancário

 

Na compra de um imóvel  novo ou usado, há sempre a opção de obter financiamento. Se você pretende financiar, analise qual será a melhor opção: junto a um banco ou parcelamento direto com a construtora

Plataformas e ferramentas podem te auxiliar na escolha do banco que melhor encaixa nas suas necessidades, você pode ver aqui.  Os sites de vários bancos oferecem simuladores onde é possível prever quantas parcelas você precisará pagar sem que pese no seu orçamento.

 

Financiamento próprio com a construtora

 

Além dos bancos, outra opção é o financiamento direto com a construtora, o que economiza tempo e burocracia. A construtora é capaz de oferecer taxas menores, melhores prazos e maior poder de negociação.  

Normalmente, as construtoras oferecem 60 meses para pagar e  é possível,no decorrer do processo, mudar para um banco se assim desejar. Outro benefício é a agilidade no processo de aprovação no crédito, já que os pré-requisitos é menor do que o exigido pelas agências bancárias. Além disso,  direto com a construtora algumas opções são mais acessíveis, como renegociar um financiamento. 

 

Conheça as vantagens de financiar direto com a construtora.

 

Vá além, conheça bem os custos envolvidos e tenha uma reserva para emergências.

 

Outras despesas vão surgir ao longo do processo, por isso entre as dicas para comprar apartamento é: faça uma reserva.  Você precisa estar preparado.  Não basta apenas fazer o planejamento financeiro para a quitação do imóvel. Faça uma reserva, pois há diversas despesas de compra e venda, além do financiamento de responsabilidade do comprador.  Juntas, elas correspondem aproximadamente 4% (podendo ser mais ou menos) do valor de compra do imóvel. 

  •  Imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia conforme o município.;
  • Taxas de registro cartorárias e o; 
  • Custo da Escritura Definitiva de Compra e Venda.

Além das despesas de burocracias e taxas, lembre-se dos custos com a compra do mobiliário, objetos decoração, serviço de mudança etc. 

 

Adquirir um imóvel é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, ter planejamento é essencial. Estas são apenas algumas das dicas para comprar apartamento que você deve ter em mente quando começar a planejar a compra do seu imóvel próprio. Observar detalhes, mesmo que possam parecer pequenos, podem no futuro evitar problemas e prejuízos.

 

Comentários

comentários

Tagged:

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.