23 de dezembro de 2019 Thora Torresani

Como funciona a inteligência artificial no mercado imobiliário

De tempos em tempos as evoluções tecnológicas transformam a sociedade, alterando nossa comunicação e hábitos de consumo. Com o grande número de informações disponíveis, algoritmos inteligentes ganham um novo potencial. A inteligência artificial no mercado imobiliário faz parte destes avanços. 1923

 

O que é Inteligência artificial?

A Inteligência artificial é definida como um ramo da ciência da computação, onde algoritmos são capazes de raciocinar, decidir e solucionar problemas tal qual a capacidade humana. Proporcionado funcionalidades e facilidades, estão cada vez presentes no nosso dia a dia. Reconhecimento facial,  reconhecimento por voz e “Siri”, a assistente virtual do Iphone, são alguns exemplos.



Inteligência artificial e investimentos

O setor de investimentos é conhecido pela sua concorrência e o uso de tecnologias vieram para aprimorar ou mesmo criar novos modelos de negócio.  A IA evita riscos e auxilia na tomada de decisões mais acertadas e com rapidez. Os sistemas de inteligência são capazes de desempenhar papéis como a avaliação de crédito e o atendimento ao consumidor.

 

A aplicação da Inteligência Artificial na área financeira traz muitos benefícios nos negócios. Entre os principais, temos: 

  • Agilidade: pode  identificar estratégias em tempo real (avaliar cenários, identificar tendências e escolher uma orientação mais segura); 
  • Assertividade: as escolhas são feitas com precisão lógica e segurança. Em comparação às pessoas, robôs não são movidos por emoções, que interferem no processo de decisão de forma direta. 
  • Redução de risco: baseado no seu próprio perfil (conservador, moderado ou arrojado) a IA consegue através do grande número de dados saber exatamente o máximo que pode perder em uma posição.
  • Trabalho ininterrupto: máquinas exercem várias horas de trabalho consecutivas e não precisam de intervalos frequentes. 

 

Com o grande número de informações digitais geradas pelo uso de redes sociais,  sistemas se tornaram eficazes na organização e cruzamento de dados. Isso proporcionou impactos para diversos setores, entre eles, o mercado imobiliário. 

 

Como funciona a inteligência artificial no mercado imobiliário 

As tecnologias digitais estão transformando no segmento imobiliário, influenciando hábitos de consumo e a permanência no mercado. Funcionam como uma ferramenta facilitadora e de potencialização, permitindo explorar ações seguras e assertivas na hora de investir no imóvel ideal. 

Veja a importância da inteligência artificial no mercado imobiliário para as soluções tecnológicas e serviços que melhor cabe para seu negócio.

 

 

  • Chatbots

Investidores no mercado imobiliário, tem um perfil mais exigente em relação ao atendimento e buscam agilidade durante sua jornada de compra.  O chatbot é um robô programado para simular um atendimento. São úteis para prestar um atendimento fora do horário comercial, para diálogos simples e personalizados (de acordo com a necessidade do cliente no momento) e para resolver questões que surgirem. 
Os chatbots com inteligência artificial aprendem conforme interagem com os usuários e podem, comparar preços, sugerir imóveis conforme os desejos e necessidades do comprador.

 

 

  • Comparando valores 

Investir em um imóvel é uma grande decisão, e às vezes complicada por ser um mercado tão cíclico, numa economia instável. A aplicação da inteligência artificial no mercado imobiliário pode ser observada na compra e venda mais dinâmica e menos trabalhosa. 
Por meio da ciência de dados é possível coletar e sistematizar informações, formulando um algoritmo capaz de fornecer em tempo real o valor de mercado de um imóvel.
Conhecido como IBuyers”, são companhias que atuam dentro do mercado imobiliário fazendo a compra e o investimento no imóvel. Esse modelo de negócio aumenta a liquidez dos investimentos e, em seguida, faz a revenda em seu nome, auxiliando as partes nas transações. 

 

 

  • Realidade Virtual 

Outra tecnologia que utiliza os meios da inteligência artificial,  é a realidade virtual. Disponíveis nos óculos 3D, é possível com a RV visitar qualquer imóvel, de segunda à segunda, simular mudanças na planta, como por exemplo tirar as paredes, mudar pisos ou testar cores. A relação com o consumidor passa a ser outra. Ele não irá apenas investir no imóvel, mas sim, em uma experiência, tudo em tempo real. 

 

 

As tecnologias ainda estão em aperfeiçoamento e em breve poderão trazer mais recursos. No entanto, desde já poderão fazer total diferença nos seus investimentos.  Seu uso não implica na substituição das relações humanas, mas sim como um facilitador em funções que podem ser otimizadas. 

A utilização da inteligência artificial no mercado imobiliário é uma estratégia digital a favor do investidor. Aliados, fortalecem a economia e o mercado financeiro – e são certeiros ao alavancar o seu negócio.

Comentários

comentários

Tagged: , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.