7 de janeiro de 2020 Thora Torresani

Qual é o melhor andar para morar?

Muitas características são levadas em consideração quando procuramos por um novo apartamento, como: os acabamentos, a localização, o tamanho e a estrutura. Entre elas também está identificar qual é o melhor andar para morar.
Tanto os andares mais altos quanto os mais baixos, possuem suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser feita não apenas pensando nas suas necessidades, como também no seu perfil e estilo de vida. 

A seguir, apresentamos critérios que se deve avaliar para escolher o melhor andar para morar. 

 

  • Vista

 

A vista depende muito de onde o empreendimento está localizado. Se o imóvel está de frente para um parque, praia ou montanha arborizada pouco importa o andar. Neste caso, a diferença de visão será apenas o ângulo, pois todos usufruirão de uma bela paisagem.

Já nas grandes cidades, nem todo mundo consegue uma vista privilegiada.  Em andares mais altos é possível ter uma visão livre do céu proporcionando uma sensação de liberdade.  Embora nos andares mais térreos o morador tem menor visão de longo alcance, seu acesso a rua está mais facilitado. Falaremos mais sobre acessibilidade ao longo do texto. 

 

 

  •  Privacidade e segurança

 

Andares mais altos possuem maior privacidade, principalmente se não houver edificações tão altas ao redor. Isso facilita a abertura de janelas, cortinas e portas de vidro.  

Andares mais baixos, por estarem mais perto da rua, tem tanto a privacidade quanto a sua segurança prejudicada. Condomínios que não possuem sistemas de proteção, os apartamentos dos andares inferiores ficam mais vulneráveis. Grades de proteção, cortinas e plantas podem ser a solução para tornar o apartamento mais seguro e confortável. Na dúvida sobre qual melhor andar para morar, pense nisso!

 

 

  • Preço

 

O valor de um imóvel pode variar em decorrência do andar. Apartamentos que ficam em andares mais baixos tendem a ser mais baratos, portanto, são mais atrativos do ponto de vista financeiro. Este critério favorece a liquidez, uma vez que fica mais fácil vender ou alugar posteriormente.  

 

 

  • Ruídos

 

Ao analisar o melhor andar para morar, considere os ruídos. Para quem preza o silêncio, nos andares mais altos é mais difícil escutar os ruídos da rua e das áreas comuns de circulação. Quanto mais longe do térreo, menor é o barulho, principalmente nas grandes cidades. 

 

 

  • Ventilação 

 

Os apartamentos de cima costumam ser mais arejados, pois a corrente de ar tende a ser maior. A ventilação é uma característica favorável tanto no verão quanto no inverno. Nos dias quentes, proporciona um ambiente mais fresco tornando o ambiente mais agradável. No inverno, ambientes arejados evitam a formação de fungos e bactérias nocivas a saúde.     

 

 

  • Iluminação e Posição solar

 

Assim como a ventilação, os andares de cima costumam ter mais horas de iluminação natural. Isso ocorre porque quanto mais alto menor são os obstáculos e obstruções que o sol. 

Embora apartamentos mais altos sejam mais favorecidos, a luz natural está relacionada ao projeto do edifício. O sol nasce na posição Leste e se põe no Oeste, logo empreendimentos voltados para o norte terão iluminação garantida sempre. 

De qualquer maneira, o ideal é que o apartamento tome mais sol pela  manhã, já que a tarde costuma ser mais quente. Saiba mais sobre a posição solar e o conforto do apartamento. 

 

 

  • Acessibilidade

 

Apartamentos localizados nos andares mais baixos são os mais acessíveis, facilmente acessados por escadas,especialmente quando o imóvel não possui elevador. Se tornam práticos para mudanças e imprevistos que podem ocorrer em relação ao uso, como queda de energia, por exemplo. Ótima escolha para pessoas que sofrem com algum problema de locomoção.

 

 

  • Estrutura

 

Na hora de escolher o melhor andar para morar, saiba que possíveis problemas estruturais devem ser considerados. Rachaduras, infiltrações e vazamentos são mais comuns em apartamentos localizados nos andares mais baixos. Isso ocorre porque estão mais suscetíveis às pressões do edifício,  e de toda a estrutura (hidráulica, sanitária ou elétrica). Com o passar dos anos e a movimentação natural do edifício, problemas podem ocorrer e precisar de manutenção. 

 

Para adquirir um bom imóvel é fundamental saber escolher o melhor andar para morar. Ficar atendo as características acima, garantirá bem estar e satisfação na sua moradia. 

Se você procura o seu primeiro apartamento, deseja privacidade e segurança, andares altos são indicados, mas o investimento é maior. Pessoas com problemas cardíacos e de locomoção devem optar por andares mais baixos, pois é de fácil acesso. Lembre-se, a escolha do melhor andar para morar, deve ser baseada nas suas necessidades. 

 

 

Comentários

comentários

Tagged:

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.