16 de janeiro de 2020 Thora Torresani

Qual é a melhor posição solar para apartamentos?

Além de garantir conforto, ambientes ensolarados na medida certa são mais saudáveis e econômicos. As áreas ficam livres da umidade e do mofo, e o consumo de aquecedores e luz artificial diminuem. No entanto, imóveis que recebem sol excessivamente podem apresentar problemas, como paredes desbotadas. 

Separamos algumas informações para você saber qual é a melhor posição solar, a fim de desfrutar ao máximo o sol da tarde ou da manhã. Confira!

 

Como descobrir a melhor posição solar

O sol nasce no Leste, posiciona-se ao Norte na maior parte do dia e se põe no Oeste, ao final da tarde.

No hemisfério sul, o Norte recebe maior incidência de raios solares, imóveis voltados para essa direção terão sol durante o dia todo, mantendo o ambiente aquecido. A posição solar Sul, quase não recebe sol, durante o inverno e no verão ele aparece somente nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde. Já as orientações Leste e Oeste apresentam características parecidas em relação à incidência dos raios solares, mas em horários diferentes do dia.


O que é melhor? Sol da manhã ou da tarde? 

As fachadas voltadas para o Leste recebem sol pela manhã, que costuma ser menos intenso, não causando desconforto quanto ao calor. No entanto, a luminosidade pode atrapalhar a quem costuma dormir até mais tarde.  

Já nas fachadas direcionadas para o Oeste, o sol bate à tarde. Sabe-se que nesta hora do dia o Sol costuma ser mais intenso, o que deixa o imóvel com temperaturas mais altas à noite.  Em regiões cuja umidade é alta, a melhor posição seria essa, pois há menor chance de haver mofo e bolor nos cômodos.

 

A melhor posição solar para os cômodos

      É também importante saber sobre como a incidência solar influência nos ambientes da casa. Neste caso, influenciam não somente no conforto, mas também na conservação de móveis e objetos que ocupam aquele espaço.
Para identificar a melhor posição solar dos cômodos, leva-se em consideração a permanência de pessoas e o que compõe aquele local.

 

Quartos, sala e varandas

A melhor posição solar para quartos, salas e varandas é a face Norte e Leste, pois, assim, recebem a luz natural pela manhã. Desse modo, essas áreas mantém a temperatura mais agradável, evitando a sensação de abafamento.
No entanto, em lugares de clima frio é ideal que estes ambientes estejam na face Oeste e recebam o sol da tarde. O calor neste período esquenta o ambiente, que se mantém durante a noite. 

 

Banheiros, cozinha e lavanderias

Estes cômodos são áreas úmidas e de permanência rápida, portanto, devem receber alguma luz e ventilação. Embora a incidência direta dos raios solares pode estragar eletrodomésticos e mantimentos, são ambientes propensos à manifestação de fungos e mofos. Dessa forma, é importante que receba sol em alguma parte do dia, independente da face escolhida.

 

Escolhendo o apartamento

A incidência solar de um apartamento depende também das temperaturas extremas da região onde ele está situado. De modo geral, em regiões mais frias, como o Sul do país, a melhor posição solar é o Norte. Já nas regiões do Norte do país, em que as temperaturas são elevadas, é ideal a posição Sul.

Por fim, a posição solar de um imóvel deve ser um dos principais itens a serem observados. Durante a visita, preste atenção nos horários em que o seu apartamento receberá Sol em diferentes horários. Lembre-se, também, de garantir o conforto térmico durante todo o ano. Um ambiente bem elaborado contribui para sua saúde e economia.

Comentários

comentários

Tagged: , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.