17 de janeiro de 2020 Thora Torresani

Home office: vantagens e desvantagem de trabalhar em casa

Graças aos avanços tecnológicos, hoje é muito mais fácil a comunicação de pessoas a longa distância. No mercado de trabalho não precisa ser diferente e o home office é um exemplo disto. 

O home office significa exercer uma atividade profissional a distância, geralmente na própria casa ou em espaços alternativos.  É alternativa tanto para empregadores como para profissionais autônomos.

Ele significa mais flexibilidade de horário e também o fim de muitas horas trânsito. No entanto, trabalhar em casa pode se tornar desgastante. Confira, a seguir, as principais vantagens e desvantagens de trabalhar home office.

 

vantagens-e-desvantagens-de-trabalhar-home-office

 

Vantagens do home office

Mais comodidade

Trabalhar em casa se torna muito mais cômodo quando não precisa mais pegar trânsito ou utilizar transportes públicos. O tempo gasto com o deslocamento até a empresa e as horas em engarrafamentos pode ser investido em algo mais produtivo, não é mesmo?

As empresas também já perceberam o quanto essa rotina pode ser estressante para seus colaboradores. A solução? Permitir com que uma parte das tarefas seja realizada em casa, alguns dias da semana.

 

Flexibilidade

Uma das principais vantagens do home office é poder definir e organizar o horário que irá trabalhar. Com horários flexíveis de trabalho é possível conciliar suas tarefas com seus compromissos pessoais. Se a sua agenda permitir, você poderá, por exemplo, trabalhar durante o período da manhã e ter a tarde livre. 

Contudo, vale lembrar: nesse caso disciplina é fundamental para garantir que a sua pauta esteja sempre em dia.
 

 

Menos gastos

Trabalhando em casa você reduzirá seus custos com transporte, combustível e alimentação em restaurantes, por exemplo. Caso você tenha um pequeno negócio, você fica livre do custo do aluguel, já que não precisará de outro espaço físico. 

Mais conforto

Trabalhando home office, você pode organizar o ambiente da maneira que desejar, transformando seu local de trabalho com a sua personalidade. Pode parecer um detalhe bobo, mas não é! Um espaço com a sua car, é um convite a criatividade influenciando na sua produtividade. 

Você não precisa ficar atrelado somente a sua casa, existem outros espaços em que você pode trabalhar, como coworkings e cafés. 

Menos interferências externas e maior produtividade 

Dependendo da atividade que você realiza, interferências externas podem atrapalhar, como conversas paralelas entre colegas. Ter o seu chefe ou empregador o tempo todo ao redor da sua mesa, pressionando, também pode ser uma influência negativa. 

No home office esses dilemas simplesmente deixam de existir, pois as suas atividades passam a ser orientadas por metas. Com mais liberdade e autonomia, você pode, inclusive, trazer melhores resultados.

 

Man Writing Document Dinning Table Concept

Desvantagens do home office

 

Aumento do fluxo de trabalho

Quando você trabalha de casa é possível criar seus horários, mas a falta de organização do tempo gera acúmulo de tarefas. Sem regras determinadas, pode ser que você exagere no número de atividades, resultando em possíveis atrasos e horas acumuladas.

O ideal é fazer um planejamento e criar uma rotina de trabalho, assim você consegue ter mais disciplina e organização nos seus afazeres. 

 

Isolamento

No home office é comum que a pessoa conviva com menos pessoas. Logo, o networking e o relacionamento interpessoal são prejudicados. Isso acontece porque coisas como a troca de ideias entre colega, deixa de existir. 

Neste caso, uma alternativa é participar de eventos presenciais da sua área, para além de adquirir conhecimento, conhecer pessoas. Atualmente existem muitos coworkings nos quais você pode trabalhar compartilhando do mesmo espaço e criando convivência com outras pessoas. 

 

Falta de organização e distrações 

Como seu trabalho  é o mesmo lugar em que você mora há a possibilidade de misturar trabalho e os serviços de casa. Se preocupar com a compra do gás, o pet, TV, lanchinhos e outras distrações domésticas, são exemplos que prejudicam no rendimento profissional. 

Trabalhar home office, requer disciplina. É importante que você defina não apenas horários para trabalhar, como também tenha um espaço para isso. 

 

 

vantagens-de-trabalhar-em-casa

 

Agora você já conhece um pouco sobre as vantagens e desvantagens do Home Office.  De modo geral, quem consegue administrar seu tempo no home office trabalha melhor, aumenta a produtividade e tem mais qualidade de vida. Por outro lado, essa modalidade apresenta desafios que, como mencionado, na sua maioria têm soluções. 

Reflita sobre o tipo de trabalho que faz e se o seu perfil profissional se encaixa nesta forma de trabalho. Ao analisar esses fatores, você pode escolher um lugar para morar que melhor se adapte às suas necessidades e preferências pessoais. 

Na Thora Torresani, você encontra empreendimentos de diferentes plantas, inclusive com opções para home office.

Comentários

comentários

Tagged: , , , , ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.