5 de dezembro de 2019 Thora Torresani

Viver de aluguel: as vantagens de investir em imóveis

Investir em imóveis oferece ótimas vantagens, entre elas, alto valor agregado e benefícios fiscais. Faça seu dinheiro trabalhar por você.

 

Todo investidor de sucesso sabe como é importante diversificar os investimentos. Com diferentes aplicações, as chances de risco são mitigadas, garantindo uma boa rentabilidade a médio e longo prazo.

Nesse contexto, investir em imóveis é sempre uma ótima opção. Tanto é que muitas pessoas vivem da renda do aluguel.  

O momento é propício: ao que tudo indica o mercado imobiliário vai voltar a crescer em 2020. De acordo com o Secovi, as vendas de imóveis residenciais aumentou 19,4% entre julho de 2018 e maio de 2019. 

 

Vantagens de investir em imóveis

Ao contrário de outros investimentos, a flutuação de preço dos imóveis é muito menor, o que torna essa opção especialmente atrativa para investidores com perfil conservador.

Entre as principais vantagens de investir em imóveis temos:

 

Baixa volatilidade

Enquanto no mercado de valores você fica entre “ou tudo ou nada”, no mercado imobiliário o cenário é bem mais tranquilo. 

Mesmo em períodos de recessão é praticamente impossível que o imóvel perca seu valor com o passar do tempo.

 

Alta procura

Mais de 12 milhões de brasileiros moram de aluguel. Os números, divulgados pelo IBGE esse ano, revelam um aumento de 5,3% entre 2017 e 2018. 

Essa mudança de cenário representa uma boa oportunidade para quem pretende investir em imóveis e viver da renda de aluguel. 

 

Alto valor agregado

Um apartamento, uma casa ou mesmo um terreno serão cada vez mais valorizados com o passar do tempo. Isso não acontece com outros tipos de investimento, que ficam a mercê das variações do mercado.

Contudo, vale lembrar que a documentação precisa estar em dia para evitar surpresas futuras. 

Além disso, é interessante reinvestir uma parte da renda em manutenções, a fim de manter uma boa infraestrutura no imóvel. Essa prática melhora a qualidade do investimento, possibilitando maiores ganhos. 

 

Benefícios fiscais

Todo investimento imobiliário vem com ótimos benefícios fiscais, entre eles deduções com:

 

  • juros de hipotecas;
  • despesas operacionais;
  • seguro;
  • depreciação.

 

Aliás, você sabia que, para quem vende um imóvel residencial, há isenção de Imposto de Renda se a pessoa usar todo valor da venda na compra de outro imóvel, também residencial, em até 180 dias? 

A isenção de IR também se aplica caso o valor da venda seja de até R$440 mil, ainda que não seja realizada nenhuma aquisição em seguida. A condição, todavia, é de que o proprietário não tenha vendido outro imóvel nos últimos 5 anos. 

 

Fonte de renda para toda a vida

Isso mesmo! Investir em imóveis é uma fonte de renda de longo prazo. Os riscos são baixíssimos e é você quem está no comando.

Com a ajuda de uma consultoria de imóveis, você poderá gerir o seu investimento, assim como encontrar novas oportunidades de mercado no negócio. 

 

Comentários

comentários

Tagged: ,

ENTRE EM CONTATO

O nosso lar traduz quem nós somos. Se você se interessou por um de nossos empreendimentos, preencha o formulário que, em breve, entraremos em contato.